Sistema de aprendizagem baseado em pesquisa
O Renzulli Learning é baseado em mais de quatro décadas de pesquisa dos professores da Universidade de Connecticut, Dr. Joseph Renzulli e Dra. Sally Reis, líderes no campo de desenvolvimento de talentos, enriquecimento, instrução e currículo diferenciados e educação de talentosos.
Sua pesquisa pioneira concentrou-se na identificação de talentos, no desenvolvimento do talento e da criatividade nos alunos, bem como nos modelos organizacionais e estratégias curriculares para a melhoria total da escola. Seu trabalho inovador inclui:
A CONCEPÇÃO DOS TRÊS ANEIS DE SUPERDOTAÇÃO
Desenvolvido por Joseph Renzulli, o Conceito de Superdotação dos Três Anéis é uma abordagem de desenvolvimento que revolucionou a identificação de superdotados e talentosos. Os Três Anéis incluem: Habilidade Acima da Média, Criatividade e Compromisso com a Tarefa. Os alunos que possuem a combinação dessas três características exibem um comportamento superdotado. Para atingir todo o seu potencial, esses alunos exigem desafios acima e além daqueles oferecidos na sala de aula regular.
O MODELO TRIÁDICO DE ENRIQUECIMENTO
Desenvolvido como um modelo de enriquecimento para ser usado com a Concepção de Superdotação dos Três Anéis para aumentar o desafio, o interesse e o envolvimento de alunos superdotados, o Modelo de Triádico de Enriquecimento incentiva a produtividade criativa em jovens, expondo-os a vários tópicos, áreas de interesse e campos de estudo e treiná-los para aplicar conteúdo avançado, habilidades de treinamento de processo e treinamento de metodologia para áreas de interesse auto-selecionadas.
O MODELO DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR (SEM)
Desenvolvido por Renzulli e Reis, o SEM é amplamente implementado como um programa de enriquecimento usado para desenvolver os pontos fortes e talentos de todos os alunos e como um programa para desafiar e envolver alunos academicamente talentosos. As escolas que implementam o SEM usam o Modelo de enriquecimento escolar para fornecer enriquecimento a todos os alunos de uma escola. O SEM produz níveis mais altos de envolvimento por meio do uso de experiências de aprendizagem agradáveis e desafiadoras que são construídas em torno dos interesses dos alunos, estilos de aprendizagem e modos de expressão preferidos.
A pesquisa sobre a Concepção dos Três Anéis, a Tríade de Enriquecimento e SEM fornece a base para o Sistema de Aprendizagem Renzulli, aplicando a pedagogia de estratégias de ensino de educação para superdotados para beneficiar todos os alunos.
Pesquisar
Combinando as habilidades dos alunos com os métodos de ensino
Como você pode maximizar o impacto que seu ensino tem sobre os alunos? Há uma percepção clara de que se deve tentar uma pedagogia diferente que inspire todos os alunos de uma turma a fazer um curso e mostrar um alto nível de envolvimento.
Este artigo explica como um componente do modelo de enriquecimento escolar (SEM) foi implementado em uma escola primária culturalmente diversa que atende principalmente alunos latinos e afro-americanos.
Usando grupo de enriquecimento para atender às necessidades dos alunos com diversidade cultural e linguística
Allen, J. K., MEd, Robbins, M. A., MAT, Payne, Y. D., EDS, & Brown, K. B., PhD. (April 2016). Usando agrupamentos de enriquecimento para atender às necessidades de alunos com diversidade cultural e linguística. criança superdotada hoje, 39(2).
Então você está (Pensando em) começar um grupo de Enriquecimento
O que distingue os grupos de Enriquecimento - e os faz valer um investimento significativo de tempo e esforço - é a oportunidade única que eles oferecem aos alunos e professores de transformar interesses e paixões em ambientes de aprendizado produtivos com aplicativos do mundo real.
Então você está (pensando em) iniciar clusters de enriquecimento
Oreck, B., PhD. (fevereiro de 2020). Então, você está (pensando em) iniciar clusters de enriquecimento. Ensino para Alto Potencial.
Este artigo fornece uma visão geral do SEM e da ampla variedade de regiões em que o modelo é implementado atualmente, bem como uma análise das razões de sua ampla aceitação entre educadores em todo o mundo. Além disso, este artigo inclui uma entrevista com o Dr. Joseph Renzulli, inventor do SEM, na qual são discutidas várias questões relacionadas à adaptação cultural do SEM.
Uma perspectiva intercultural sobre o processo de implementação e adaptação do modelo de enriquecimento escolar: a importância do desenvolvimento de talentos em um mundo global Hernandez-Torrano, D., & Saranli, A. G. (2015). Uma perspectiva transcultural sobre o processo de implementação e adaptação do modelo de enriquecimento escolar: a importância do desenvolvimento de talentos em um mundo global. Gifted Education International, 31 (3), 257-270.
O Sistema de Aprendizagem Renzulli é um programa abrangente que começa fornecendo um perfil gerado por computador dos pontos fortes acadêmicos, interesses, estilos de aprendizagem e modos de expressão preferidos de cada aluno.
Um programa baseado em tecnologia que combina recursos de enriquecimento com os pontos fortes dos alunos
Renzulli, J., & Reis, S. (2007). Um programa baseado em tecnologia que combina recursos de enriquecimento com pontos fortes do aluno. Jornal Internacional de Tecnologias Emergentes em Aprendizagem,2(3).
Uma Abordagem Baseada em Infusão para Enriquecer o Currículo Orientado por Padrões
Ao infundir padrões prescritos com a riqueza do que está além dos padrões ou do livro didático, as experiências acadêmicas e criativas dos alunos tornam-se tridimensionais, pois eles reconhecem que o mundo é muito maior e muito mais emocionante do que jamais poderiam imaginar.
Aplicar a Pedagogia da Educação de Superdotados para o Desenvolvimento Total de Talentos para todos os alunos é uma das ideias dos Drs. Os artigos mais citados de Joseph Renzulli.
Fechando a lacuna de realização
A utilização de uma pedagogia baseada em pontos fortes e na diferenciação beneficia não apenas alunos talentosos e superdotados, mas comunidades escolares inteiras. Dr. Joseph Renzulli descreve como não apenas salas de aula, mas escolas inteiras e distritos podem ver um aumento de desempenho, ajudando a fechar a lacuna de desempenho.
Compactação de Currículo: Um Procedimento Sistemático para Modificar o Currículo para Alunos com Habilidades Acima da Média
As muitas mudanças que estão ocorrendo em nossas escolas exigem que todos os educadores examinem uma ampla gama de técnicas para atender equitativamente a todos os alunos. A Compactação Curricular é um desses processos.
O conceito de grupo de enriquecimento descrito neste capítulo é baseado em uma teoria de aprendizagem para desenvolver superdotação e criatividade chamada de Modelo da Tríade de Enriquecimento.
Um estudo longitudinal da Universidade de Amsterdã também descobriu que a individualização para educação de alunos talentosos e superdotados, como o perfilador oferecido no Renzulli Learning System, traz benefícios positivos dramáticos em relação ao desempenho do aluno.
Do alto potencial ao desempenho superdotado: incentivando estudantes urbanos academicamente talentosos é um artigo escrito pela Dra. Sally Reis e Miriam Morales-Taylor, que discute como estudantes academicamente talentosos em muitas áreas urbanas em nosso canto nordeste do país têm acesso limitado a superdotados e programas talentosos devido à falta de financiamento e atenção focada nos alunos que estão obtendo resultados bem abaixo do nível da série.
Percepções dos alunos superdotados sobre um sistema de aprendizado on-line
As ferramentas e recursos de diferenciação on-line do Renzulli Learning System oferecem aos alunos a capacidade de se tornarem aprendizes independentes e autodirigidos. Um estudo de alunos talentosos e superdotados da sétima à nona série demonstrou maior independência e engajamento por meio do uso do Sistema de Aprendizagem Renzulli, resultando em maior desempenho.
Uma pesquisa da Universidade de Connecticut descobriu que os alunos que usam o Sistema de Aprendizagem Renzulli relataram maior envolvimento e satisfação com sua experiência de aprendizado dentro e fora da sala de aula.
Neste artigo, um reexame da programação atual de superdotados e talentosos destina-se a gerar pesquisas futuras, ampliar o diálogo entre estudiosos e inspirar o apoio contínuo à programação baseada em teoria e pesquisas relacionadas.
O SEM fornece experiências de aprendizado enriquecidas e padrões mais altos para todas as crianças por meio de três objetivos: desenvolver talentos em todas as crianças, fornecer uma ampla gama de experiências de enriquecimento de nível avançado para todos os alunos e fornecer aprendizado avançado de acompanhamento para crianças com base em interesses.
Um estudo da Wichita State University ilustrou como o Renzulli Learning System pode ajudar a ajudar alunos superdotados, mas com baixo desempenho, a reverter o baixo desempenho e a se tornarem alunos mais engajados e ativos.
Um estudo da Universidade da Geórgia demonstrou um crescimento significativamente maior em compreensão de leitura, fluência de leitura oral e realização de estudos sociais em alunos que participaram do Sistema de Aprendizagem Renzulli versus alunos que não participaram do Sistema de Aprendizagem Renzulli.
O Modelo da Tríade de Enriquecimento foi desenvolvido em conjunto com a Concepção dos Três Anéis de Superdotação. Este modelo, que é essencialmente uma teoria de aprendizagem, é projetado principalmente para servir como um guia prático para promover a superdotação criativa/produtiva.
O modelo de enriquecimento em toda a escola
O Sistema de Aprendizagem Renzulli utiliza o Modelo de Enriquecimento Escolar que foi estudado e testado em campo por mais de 35 anos. Esse modelo demonstrou melhorar comunidades escolares inteiras, não apenas alunos ou salas de aula individuais.
A Concepção dos Três Anéis de Superdotação
Pesquisa referenciada em apoio à validade da Concepção de Superdotação dos Três Anéis. A concepção e definição apresentadas neste capítulo foram desenvolvidas a partir de uma perspectiva decididamente educacional.
Documento Técnico sobre Diferenciação
Um white paper do Dr. Joseph Renzulli e da Dra. Sally Reis descreve o papel da diferenciação na promoção do crescimento do aluno e como o Renzulli Learning System ajuda os alunos a buscar seus interesses e alavancar seus talentos.